OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DE UMA ASSESSORIA TRABALHISTA

Não é novidade que o Brasil é um dos países com maior número de litígios trabalhistas. Segundo pesquisa recente, no ano 2020 o número de processos trabalhistas passou de 891 mil. Por isso, o auxílio de uma assessoria e consultoria trabalhista é um importante aliado de todo empreendedor.

Você sabia que muitos desses litígios acontecem simplesmente porque empresários e gestores não conhecem todas as regras trabalhistas que recaem sobre sua empresa? Pois é. Esse tipo de falta de conhecimento pode trazer sérias consequências para o negócio.

Por essa razão, os serviços de assessoria trabalhista para empresas são cada vez mais procurado por empresários de todos os setores. Esse texto te ajudará a compreender os principais benefícios de uma assessoria trabalhista para empresas.

O que é uma assessoria trabalhista?

É uma forma de consultoria que visa auxiliar empregadores a alcançar e manter a adequação das atividades da empresa à legislação trabalhista vigente. A assessoria trabalhista verificará a execução de todas as atividades da empresa e determinará se estão em acordo com as exigências das leis trabalhistas.

Através de uma assessoria trabalhista para empresa, o empregador terá uma maior segurança sobre as decisões tomadas em relação à organização da empresa e de todos os seus processos.

Como funciona uma assessoria trabalhista?

Na assessoria trabalhista, o profissional responsável realizará uma verificação de todos os processos da empresa e emitirá um parecer sobre quais atividades estão sendo executadas do modo correto, isto é, tal como determinado pela legislação trabalhista.

Assim, é essencial que durante um serviço de assessoria trabalhista o contratante tenha disponibilidade para informar o profissional sobre toda a operação, para que o serviço seja executado de maneira adequada.

Quais os benefícios da assessoria trabalhista para empresas?

Há diversos benefícios adquiridos de uma boa assessoria ou consultoria trabalhista, citando as seguintes:

Prevenção de litígios trabalhistas;
Controle e assessoria dos processos da empresa;
Otimização de processos;
Redução de gastos e despesas;
Controle e gerenciamento de processos como admissão, demissão, promoção, dentre outros.
Acompanhamento de mudanças e novas exigências na legislação trabalhista;
Aconselhamento e acompanhamento em questões como acordos contratuais, dívidas trabalhistas e demandas similares.
Como escolher um serviço de assessoria trabalhista?

A escolha de uma consultoria de assessoria trabalhista deve ser feita com base nas necessidades individuais da empresa. É ideal que o contratante procure um profissional com bom conhecimento da legislação trabalhista do nicho de atuação do seu negócio.

Quando contratar um serviço de assessoria trabalhista?

Um serviço de assessoria trabalhista deve ser procurado sempre que o empreendedor sente a necessidade de avaliar o andamento dos processos da sua empresa em busca de alguma incongruência com as leis trabalhistas.

Assim, se sua empresa cresceu, contratou novos colaboradores e os distribuiu em novos postos e funções, o trabalho de uma assessoria ou consultoria trabalhista pode ajudá-lo a saber como organizar melhor os processos. Há ainda outros indicativos de que vale a pena investir em um serviço de assessoria trabalhista:

Mudanças na estrutura da empresa a partir de novos cargos e funções;
Nunca foi realizada uma auditoria dos processos da empresa;
A empresa está sempre envolvida em litígios trabalhistas;
Mudanças na legislação trabalhista;
Assessoria em decisões contratuais;
Auxílio em processos de demissão, indenização e outras questões trabalhistas.
Com que frequência devo procurar um serviço de assessoria trabalhista?

A auditoria de uma assessoria trabalhista deve ser feita periodicamente. A frequência ideal pode ser escolhida a partir das necessidades dos gestores e donos da empresa.

Porém, é essencial que todo empreendedor busque uma assessoria trabalhista em algum momento da existência da sua empresa. Empresas com alta rotatividade de colaboradores e mudanças frequentes na sua estrutura de funcionamento, precisam de um acompanhamento constante de uma consultoria trabalhista.

Empresas de menor porte também podem se beneficiar de uma assessoria trabalhista ao poder contar o auxílio de um profissional na hora de tomar decisões importantes sobre contratação e organização dos processos da empresa.

Portanto, empresas de qualquer porte podem se beneficiar de uma assessoria trabalhista. Na verdade, todo empreendedor deve se preocupar o mais cedo possível com todas as suas decisões tomadas em relação às obrigações trabalhistas. Esse é o caminho mais fácil para evitar grandes erros no futuro.

Assessoria trabalhista online

Para empreendedores e gestores que nunca encontram tempo para se dedicar a um serviço de assessoria ou consultoria, também é possível encontrar serviços de assessoria trabalhista online.

Em uma assessoria online, o acompanhamento da sua empresa é feita de forma completamente remota e nos horários mais confortáveis para sua rotina. Na Harmonia Contabilidade, você encontrará o escritório perfeito para acompanhar sua empresa nas mais diversas necessidades contábeis.

A Harmonia está entre os principais escritórios de contabilidade em Indaiatuba e também oferece serviços de consultoria contábil e assessoria trabalhista online para empresas de diversos nichos.

Autor

Percival Nogueira de Matos, Contador e Advogado, especialista em Direito Tributário, Holding e Planejamento Societário, Pós-Graduado em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho, sócio do escritório Percival Nogueira Sociedade Individual de Advocacia e do escritório contábil Harmonia Contabilidade.

Tem alguma pergunta?

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Fale conosco

Transforme a gestão financeira da sua empresa com a Harmonia Contabilidade

Entre em contato conosco e saiba como podemos caminhar rumo ao sucesso dos seus negócios
 

Esclareça suas dúvidas preenchendo o formulário abaixo:

Harmonia Contabilidade é um escritório de contabilidade tradicional, porém sempre atualizado e preparado para lidar com o que há de mais moderno no mercado!

Contato

Copyright © 2024 © Harmonia Contabilidade All rights reserved – by Smart Ideas e Soluções digitais